terça-feira, 11 de março de 2014


'Não existe rivalidade', diz guarda que 


concorre à mais bonita do país


Candidatos do Sul de Minas falam de importância do concurso para GM.
Ganhador do ano passado, de Boa Esperança, entrega prêmio neste ano.

Samantha SilvaDo G1 Sul de Minas
25 comentários
Com mais de 2,9 mil votos, Leonara Naves, de Três Pontas (MG), é uma das mulheres que disputam o título de guarda municipal mais bonita do Brasil. Do outro lado está Elivélson Soares, deSanta Rita do Sapucaí (MG), que disputa o título na categoria masculina. Eles e ao menos outros três sul mineiros participam da competição criada no ano passado para divulgar o trabalho dos agentes municipais. Longe de ser um concurso que só premia a beleza, para os participantes, mais importante que ganhar é unir a categoria.
Leonara Naves concorre como guarda municipal mais bonita do país (Foto: Leonara Naves / Arquivo pessoal)Leonara Naves concorre como guarda municipal mais bonita do país (Foto: Leonara Naves / Arquivo pessoal)
‘Não existe rivalidade’
“Gosto de participar de tudo o que promove e potencializa as ações das Guardas Municipais”, diz Leonara Naves ao explicar porque decidiu entrar para a competição. Aos 37 anos, solteira, porém comprometida, ela participa pela primeira vez do concurso e diz que se sentiu incentivada pela crença de que faria parte de um espaço de confraternização entre as guardas municipais.

'Não existe rivalidade entre nós', diz candidata a guarda mais bonita (Foto: Leonara Naves / Arquivo pessoal)
'Não existe rivalidade entre nós', diz candidata a
guarda municipal mais bonita do país
(Foto: Leonara Naves / Arquivo pessoal)
“Não existe entre nós nenhuma rivalidade, nós votamos umas nas outras, torcemos umas pelas outras, pois os nossos objetivos são maiores e são comuns”, afirma Leonara, que na última contagem parcial estava entre as 10 mulheres mais votadas do país. “Estar entre as 10 mais bonitas do Brasil me deixa realmente lisonjeada, pois as concorrentes são lindíssimas”, declara.
Trabalhando há oito anos na Guarda Municipal de Três Pontas, Leonara vê sua função como de grande importância para a sociedade e se orgulha de participar de algo que divulgue a instituição. “[A GM] protege os patrimônios materiais e imateriais de uma cidade e traz informações para melhorar a vida em sociedade, quer seja de forma educativa ou preventiva. A Guarda Municipal está sempre próxima da população.”
Mas voltando ao concurso de beleza, a guarda municipal agradece todo mundo, da família aos companheiros de trabalho, que acreditam que ela possa ser uma boa representante de Minas Gerais. “A cada voto conquistado, eu é que me torno fã desses parceiros incríveis que estou descobrindo.”
‘Entrei para conhecer realidades’
Também pela primeira vez no concurso, Elivélson Soares, de Santa Rita do Sapucaí, diz que entrou simplesmente para ajudar na divulgação do concurso e fazer contato com lideranças de outros locais do Brasil, além de trocar informações e conhecer realidades e dificuldades de outras regiões. “Minha intenção era conseguir 50 curtidas em minha foto, porém já passaram das 200”, conta.

Elivélson Soares concorre na categoria masculina do concurso (Foto: Elivélson Soares / Arquivo pessoal)
Elivélson concorre na categoria masculina do
concurso (Foto: Elivélson Soares / Arquivo pessoal)
Com 35 anos e solteiro, Soares faz pós-graduação em gestão em segurança pública, e como Leonara, acredita que muita gente não percebe a importância da Guarda Municipal para a sociedade. “São eles que conversam com o cidadão, conhecem a realidade de cada bairro, sabem os locais onde são mais necessárias intervenções do poder público no sentido de minimizar ou extinguir ações delituosas, ou vulnerabilidades que tiram a paz do cidadão de bem”, explica.
Natural de Pouso Alegre (MG), Soares já trabalha há sete anos como guarda municipal e já teve a  escolha de sair desta função quando passou no concurso do Estado de Minas Gerais para dar aulas de educação física escolar, mas resolveu ficar. “Acredito que devemos fazer aquilo que gostamos, e da melhor maneira possível, o que não seria possível se eu desempenhasse duas funções distintas”, conta.
Apesar de estar participando de um concurso de beleza, Soares afirma que a popularidade cresce mais na rede que em número de fãs. “O que cresce muito é o número de pedidos de amizade nas redes sociais”, brinca.
‘Fui o primeiro da história’
Bruno Ricelli, guarda municipal em Boa Esperança (MG), foi eleito o guarda mais bonito em 2013. Ganhador do primeiro concurso realizado no país, Ricelli agora irá entregar o prêmio para os novos candidatos que irão arrebatar a posição neste ano. “Será uma honra entregar o título para o próximo ganhador e ganhadora, pois eu fui o primeiro da história”, disse.

Bruno Ricelli recebe prêmio de guarda mais bonito do Brasil em 2013 (Foto: Bruno Ricelli / Arquivo pessoal)Bruno Ricelli recebe prêmio de guarda mais bonito do Brasil em 2013 (Foto: Bruno Ricelli / Arquivo pessoal)
Ricelli se classificou para a segunda etapa do concurso em 2013 com mais de 4 mil votos. “Na segunda etapa tive seis votos de sete jurados”, conta. O guarda foi receber o prêmio em Sapucaia do Sul (RS), na Câmara de Vereadores, no dia 30 de agosto e conta emocionado ao se lembrar do momento. “Fui muito homenageado. Foi muito bom, me senti um herói de guerra. No momento que eu ergui o troféu, passou um filme de toda a minha vida na minha mente.”
Ricelli acabou se tornando celebridade na cidade após ganhar concurso (Foto: Bruno Ricelli/Arquivo Pessoal)
Ricelli em foto para concurso no ano passado
(Foto: Bruno Ricelli/Arquivo Pessoal)
O GM também acredita que o concurso serve principalmente para divulgar a importância do guarda municipal nas ruas, mas ao contrário dos atuais concorrentes, Ricelli afirma que coleciona muitos fãs após a participação. “As fãs, sempre tem, e eu adoro. Me param na rua e pedem pra tirar foto. É muito legal.”
Concurso
De acordo com a organizadora do concurso, Inez Basso, a edição deste ano recebeu cerca de 200 inscrições, menos participantes que no ano passado. “Um dos motivos é que muitos dos meus amigos e amigas convidadas resolveram não participar devido ao excesso de comentários que produz ciúmes de companheiros”, explica Inez.

Do Sul de Minas, além dos concorrentes acima, há participantes de Pouso Alegre (MG), Itajubá(MG) e Varginha (MG), de acordo com a organizadora do concurso. A votação até esta terça-feira (11) irá definir 10 finalistas masculinos e femininos que tiveram fotos mais curtidas na página do concurso na rede social. Após isso, o grupo será entrevistado por 21 jurados de 17 estados, que irão anunciar o guarda e a guarda mais bonitos do país no dia 26 de março.

segunda-feira, 10 de março de 2014