terça-feira, 5 de junho de 2012


Novos Guardas preparados para reforçar o sistema de Segurança Pública

Solenidade contou com desfile, homenagens e premiações aos destaques acadêmicos
Prefeita Marília Campos homenageia formandos e premiados da Guarda Municipal de Contagem 
Completados dois meses de treinamento, os novos guardas municipais de Contagem mostraram, na manhã de quinta-feira, dia 10, durante solenidade de premiação dos destaques acadêmicos do curso de formação, que estão evoluindo e deverão ficar bem preparados pra reforçar o sistema de segurança pública no município daqui a alguns meses.
Em um desfile cívico de apresentação, que também fez parte da solenidade, eles indicaram que estão em sintonia com as instruções práticas e teóricas e que já zelam pelo trabalho em equipe, boa apresentação pessoal, proatividade, pontualidade e superação.
Foi, inclusive, por esses motivos que a coordenação do curso instituiu o Prêmio Destaque Acadêmico, concedido aos guardas Abner Baltazar Pires da Silva, Suzane Apipe Freire, André Soares Morais e Daniel da Silva Teixeira, pelo alto grau de dedicação e por ostentarem orgulhosamente o uniforme da instituição.
Presente ao evento, a prefeita Marília Campos destacou o orgulho que sente por ter criado a Guarda Municipal. “A corporação era apenas um desejo meu, que através de um ato constitucional, se tornou realidade. Hoje, ela é reconhecida pela população pelo trabalho que faz por esta cidade. Por isso, quero aproveitar para parabenizá-los e desejar que busquemos, como esse profissionalismo que é visível aqui hoje, organizar a cidade e torná-la um lugar cada dia melhor. Contagem conta com vocês”. Marília Campos informou ainda que estão sendo estudadas propostas de ampliação das funções da Guarda Municipal, “no sentido de conferir mais eficiência à atividade urbana”.
Já o secretário municipal de Defesa Social, Paulo Funghi, ressaltou a importância desse reforço e do comprometimento dos guardas com a sua função. “Saibam que durante todo o tempo vocês estarão se formando, é um período de aprendizado e experiência duradouro, que está para além do curso. Sabemos que a tarefa de zelar pelo patrimônio público e pela integridade da população é árdua, mas é também gratificante e deve ser honrosa”, disse.
Contente pela oportunidade de se tornar um guarda municipal, o GM Nepomuceno fez na ocasião um pequeno discurso em nome dos demais alunos. “Temos orgulho de fazermos parte dessa respeitosa instituição, que cada vez mais vem sendo valorizada. Agradecemos pela oportunidade de servir aos munícipes, assegurando-lhes uma cidade mais segura. Tenho certeza que também iremos honrar a função que nos foi investida, e continuaremos prestando um serviço de qualidade”.
Além da premiação e do desfile, a solenidade contou com homenagens à prefeita Marília Campos e à diretora acadêmica da UNIPAC, Solange Fonseca, que foram convidadas a hastear, respectivamente, a Bandeira Nacional e a Bandeira de Minas Gerais. Para o hasteamento da Bandeira de Contagem, foi convidado o guarda municipal, aluno do curso, Abner da Silva.
Curso de formação
O curso de formação dos novos guardas municipais foi iniciado em março deste ano, após a posse de 210 novos integrantes, e deverá ser concluído em julho. Sob a coordenação da Polícia Militar (PMMG), eles estão recebendo instruções em 22 disciplinas que abordam conceitos operacionais, sociopedagógicos, jurídicas, de ordem unida, de defesa pessoal, educação física, entre outras indispensáveis ao preparo técnico da profissão.
Com o ingresso deste novo grupo, a corporação da Guarda Municipal de Contagem, criada em 2005, terá mais de 400 integrantes prontos a zelar pelo patrimônio do município e pela integridade e satisfação de seu maior bem, o cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário