sábado, 5 de novembro de 2011

SINDGUARDAS-MG JUNTO COM PT, PMDB E PDT

PT e PMDB de BH reagem a demissões e seguram projeto









As exonerações de 17 funcionários do gabinete do vice-prefeito Roberto Carvalho (PT) repercutiram ontem na Câmara Municipal. Vereadores


Publicado no Jornal OTEMPO em 05/11/2011 Avalie esta notícia » 246810.LARISSA ARANTES




utilizaram a tribuna para protestar contra a ação da prefeitura e usaram a emenda do Executivo ao projeto que institui o plano de carreira da Guarda Municipal de Belo Horizonte para questionar os afastamentos. A proposta cria 97 novos cargos comissionados no órgão e estava na pauta de ontem.
Segundo o vereador Arnaldo Godoy (PT), não faz sentido a prefeitura cortar cargos na administração e criar novos postos na Guarda. "O quórum caiu por conta dessa questão política da demissão dos servidores. O clima está

quente aqui na Casa, entre vereadores e partidos", justificou. "Fosse essa (demissões) uma medida de contenção, tudo bem. A alegação cai quando vemos o projeto da guarda municipal", criticou.





A prefeitura explicou anteontem, por meio de nota, que os servidores "foram exonerados porque não estavam cumprindo suas funções em consonância com as diretrizes da administração municipal".
Carvalho e o prefeito Marcio Lacerda iniciaram um embate em torno das eleições municipais de 2012. O vice-prefeito afirma que o PT da capital não vai aceitar compor aliança com Lacerda se PSDB também fizer parte da coligação. Para Carvalho, a aliança para 2012 tem que ser realizada entre os partidos da base da presidente Dilma Rousseff. Ele está apostando na união com o PMDB de Leonardo Quintão, o maior rival de Lacerda em 2008.
Legendas. Além da reação na Câmara, partidos aliados de Carvalho e o


próprio PT-BH divulgaram notas de repúdio ao acontecimento. "Todo e qualquer ato que importar em agressão ou retaliação a membros do Partido dos Trabalhadores merecerá nosso repúdio", diz o documento petista.



PMDB e PDT, em suas esferas municipais, seguiram a mesma linha. "Lamentamos e repudiamos esta agressão à democracia com atitude tão antirrepublicana de iniciativa do prefeito Marcio Lacerda, que prefere as agressões ao diálogo". Assinam o documento o presidente do PMDB-BH, deputado federal Leonardo Quintão, e do PDT-BH, deputado estadual Sargento Rodrigues. Ambos estão caminhando com Carvalho no sentido de lançar uma candidatura alternativa à de Marcio Lacerda na capital.



Correligionários. Alguns parlamentares petistas minimizaram a atitude da prefeitura. O deputado estadual Durval Ângelo defendeu mais diálogo. "O que ocorreu foi uma afronta ao vice, não ao partido", ressaltou.

Especula-se que os exonerados seriam remanejados para outras funções, mas Carvalho questiona: "Se fosse para remanejar, não teria exonerado. Não faz sentido". A assessoria da prefeitura não soube responder sobre o remanejamento.

Resposta



Vereadores já planejam a derrubada da emenda cabidão.



A bancada do PT na Câmara Municipal de Belo Horizonte já articula com outros partidos uma forma de derrubar a emenda 4 - incluída ao projeto de lei que estrutura a carreira da Guarda Municipal de Belo Horizonte e que determina a criação de 97 cargos comissionados na prefeitura da capital. A proposta, que já está sendo chamada de cabidão, tem sido considerada desnecessária e sem justificativa pelos parlamentares.



O líder do PT na Câmara, vereador João da Locadora, afirma que não há motivos para a criação de tantos cargos ter sido incluída em um projeto como esse. "Para mim, é uma emenda ‘frankenstein’, porque está em um projeto que trata de questões totalmente diferentes", critica. Segundo o petista, será preciso muita discussão na próxima semana.O também vereador petista Arnaldo Godoy foi enfático nas críticas ao prefeito Marcio Lacerda (PSB). "O prefeito, quando assumiu, disse que iria enxugar a máquina pública. No entanto, desde que assumiu, ele já criou 318 cargos comissionados", argumenta.
Já prevendo a polêmica na próxima semana, o líder do governo na Câmara, vereador Tarcísio Caixeta (PT), disse que vai considerar propostas alternativas. "Essa é a proposta do Executivo, mas é possível negociar", disse.
Na justificativa à emenda, Lacerda afirma que a proposta busca "atender as necessidades de aprimoramento da gestão dos serviços públicos, inclusive as desempenhadas pela Guarda Municipal".
Caso aprovado em segundo turno, o projeto vai gerar impacto de R$ 3,1 milhões aos cofres.



O SINDGUARDAS-MG, REPUDIA PUBLICAMENTE ESTA ATITUDE DO PREFEITO MARCIO LACERDA, QUE NÃO E NOVIDADE PARA O S GUARDAS MUNICIPAIS DE BELO HORIZONTE, DESDE SUA CRIAÇÃO OS MILITARES REFORMADOS PRATICAM A DITADURA NA GUARDA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE, DESTA FORMA TODOS OS LIDERES, PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS SÃO DEMITIDOS DE FORMA MURÁRIA. PROCESSOS INQUISITÓRIOS SEM O DIREITO DE DEFESA SÃO ABERTOS FUNDAMENTANDO A DEMISSÃO DE UM SERVIDOR PUBLICO QUE TEM QUE RECORRER AO JUDICIÁRIO, QUE POSSUEM LIGAÇÕES COM O PREFEITO E OS CORONEIS REFORMADOS LOTADOS NA GUARDA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE, E O CASO DA 3ª FAZENDA MUNICIPAL E DESEMBARGADORES AMIGOS DOS CORONEIS, QUE DESPACHAM SEM SEQUER LER OS PROCESSOS.



JÁ EXISTE UMA FRASE DITA PELOS SERVIDORES DA PBH SOBRE O SISTEMA OPRESSOR DO PREFEITO MARCIO LACERDA:



“DITADOR, FACISTA, COMPROU A CÂMARA ASSEMBLEIA E A JUSTIÇA”



QUALQUER COMPARAÇÃO FEITA HOJE DA PREFEITURA, COM O GOVERNO DO ESTADO NÃO E MERA CONICIDÊNCIA, AMBOS PAGAM MAL SEUS FUNCIONÁRIOS, IMPRIMEM UMA CONDIÇÃO SUBHUMANA DE TRABALHO, COM FORTES APELOS ASSEDIADORES E QUEM OUSAR QUESTIONAR E DEMITIDO DE FORMA SUSPEITA, UMA VEZ QUE TODOS ESTÃO SOB O JULGO DO “PRE” PRESIDENTE.


Fonte:


http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=187088,OTE&busca=camara%20municipal%20de%20bh&pagina=1

As escolhas de Lacerda


O caldo entornou. O prefeito Marcio Lacerda (PSB) efetivou uma ameaça que fora formalizada em 16 de setembro com a publicação de um decreto (14577), o qual modificava a estrutura da “vice governadoria” municipal (já que não existe o termo vice “prefeituria”). Neste sábado, dia 05, ele publica outro ato (via decreto 14629) recrudescendo o confronto com Roberto Carvalho.
Na sexta, dia 04 de novembro, ele demitiu seletivamente, assessores lotados no gabinete do vice prefeito. O argumento é duro: insinua ele que tais assessores não estariam trabalhando.
O pano de fundo todo mundo sabe. O PT discute até o momento, a construção de uma aliança coerente com a base de sustentação do projeto nacional liderado por Dilma Rousseff, o que exclui PSDB, DEM e PPS.
Serei franca. Márcio de Araújo Lacerda não me decepciona, nem me surpreende. Portanto, não me sinto politicamente traída por ele.
Suas escolhas já foram feitas há muito tempo e são coerentes. Ele escolheu desqualificar boa parte das heranças dos governos petistas na cidade, desde 1993. Escolheu implementar as receitas contidas nos manuais da tal “nova gestão pública”, que não passam de uma mistificadora infiltração de conceitos e métodos gerenciais privados, no ambiente público. Com isso ele fez a escolha fundamental: a marca de seu governo é a falácia do choque de gestão; mero artifício de marketing criado pela máquina de projeção pessoal de Aécio Neves.
Ele “escolheu” que quer a ideologia do PSDB como protagonista na PBH, independentemente, de estar ou não na coligação. E ele sinaliza claro: quanto menos formal for a sua aliança com o PSDB, mais este vai ter espaços reais de poder.
Talvez acreditando nas palavras de velhos petistas acomodados politicamente e de neopetistas descomprometidos com nossa história, ele tentou pressionar o PT, demitindo alguns filiados. Tiro no pé. Mexeu com a dignidade do Partido.
Ou há uma retratação pública, para a qual não basta um simples ato no Diário Oficial do Município, ou ele criou mais um problema. PSDB, DEM e PPS já são coisas do passado. O problema agora é o PSB!
E se o PT ficar parado não terá tempo de reagir!