sábado, 22 de outubro de 2011

Sindicalista denuncia agressão de policiais em BH



Líder dos guardas municipais alega que sofre perseguição desde que fez acusações contra o comando da corporação.







O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais SINDGUARDAS-MG, Pedro Ivo Bueno da Silva, denunciou ontem ter sido espancado e que vem sofrendo perseguição desde que fez acusações contra a cúpula da corporação em Belo Horizonte. Na capital, a Guarda Municipal é comandada por pelo menos 20 policiais militares reformados, que, segundo denúncias, estariam direcionando contratos, empregando parentes e usando escutas clandestinas para monitorar subordinados. As denúncias foram publicadas com exclusividade pelo Estado de Minas, há um mês, e estão sob investigação do Ministério Público estadual.









Após as denuncias do SINDGUARDAS-MG, toda diretoria vem sofrendo perseguições todos os diretores foram solicitados a prestar esclarecimentos por que compões a Diretoria, são questionados sobre a insatisfação da atual gestão dos policiais reformados, o diretor de mobilização sindical Cezario teve uma penalidade máxima, foi demitido sem qualquer acusação formal.












O que presenciamos e um verdadeiro rombo aos cofres do município de Belo Horizonte, existem verbas Federais direcionadas ao endereço do Secretario da GMBH, existem dois filhos do corregedor recebendo verbas Municipais e Federais através de convênios suspeitos, configurando de nepotismo e desvio de verbas, também presenciamos a filha do gerente Trant recebendo milhões através de contratos com empresa em que ela faz parte, presenciamos novamente a pratica de nepotismo e desvios de verbas.





Como todos podem perceber a “perseguição” não e devido as praticas sindicais, e sim pelas diversas denuncias feitas pelo SINDGUARDAS-MG, aos órgão competentes.



























A passividade do Prefeito Marcio Lacerda diante de todas as denuncias trás estranheza ao SINDGUARDAS-MG, em véspera de eleições o sindicato vai reforçar a divulgação desta rede corrupção instaurada na PBH, Conforme publicado no blog: http://sindguardas-mg.blogspot.com/2011/10/jornal-estado-de-minas-publica.html









O SINDGUARDAS-MG, espera uma mobilização dos vereadores e deputados diantes destes fatos, as retaliações começaram a ser físicas e podendo acontecer um homicídio inclusive. Esperamos também uma posição mais contundente do Ministério Publico, diante de mais de 2000 paginas de denuncias sobre a corrupção na PBH, tudo devidamente comprovado através de documentados oficiais.






http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2011/10/22/interna_gerais,257454/sindicalista-denuncia-agressao-de-policiais-em-bh.shtml

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS ATUA EM ASSASSINATOS DE SEVIDORES

COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA SOLICITA AS AUTORIDADES CONPETENTES EXPLICAÇÕES SOBRE AS INVESTIGAÇÕES DOS ASSASSINATOS DE PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PUBLICA



SINDGUARDAS-MG, participou do debate na audiência publica que ocorreu, dia 13 de outubro, as 14:00 horas, na Comissão de Direitos Humanos, com objetivo de obter esclarecimento sobre o andamento das investigações sobre assassinatos de Agentes de Segurança Penitenciários, Policiais Civis e Policiais Militares, que vem ocorrendo no Estado.



O SINDGUARDAS-MG, possui relatos e documentos sobre guardas municipais que foram mortos em virtude da profissão,doa quais podemos citar os guardas municipais Betio, Willer e Moreli brutalmente assassinados.

O SINDGUARDAS-MG possui vários Boletins de Ocorrência notificando atentados contra a vida de guardas municipais cometidos por suspeitos em virtude de atrito verbal ou condução enquanto guarda municipal, não podemos nos furtar de citarmos os guardas que foram expulsos de suas residências em virtude de sua função enquanto guarda municipal, podemos citar os nomes dos guardas Joanildo e Silvanio que foram expulsos por traficantes de suas casas.



O SINDGUARDAS-MG destacou que na maioria dos casos a Guarda Municipal de Belo Horizonte – GMBH, foi omissa na proteção e assistência aos guardas municipais vitimados. A participação dos guardas nos debates sobre a vitimização dos Agentes da Segurança Publica no Estado de Minas Gerais, julgamos ser de suma importância para classe de guardas municipais, uma vez que os municípios não possuem um planejamento de prevenção ou assistência aos guardas vitimados. O presidente do SINDGUARDAS-MG citou os desvios de verbas que ocorrem na GMBH, destacou que o armamento adquirido esta armazenado desde de 2006,e lamentou a munição invalida devido o tempo de aquisição e inutilizada, ate hoje não utilizamos nenhum recurso letal para proteção do guarda municipal de Belo Horizonte.

Bueno estacou a “milícia” existente na GMBH que desvia verbas Federais e Municipais que deveriam preparar e aperfeiçoar os guardas municipais, fato que tomou notoriedade perante o Deputado SGT Rodrigues que de pronto anunciou um requerimento para que o Prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda prestem esclarecimento sobre estes valores desviados, os Deputados Durval Ângelo e Deputado João Leite, assumiram o compromisso de marcar uma audiência se necessário for, para reivindicar coletes não só em serviço, mas coletes permanentes como ocorre com os Policiais Militares, o Deputado João Leite disse que já havia recebido esta reclamação por parte do SINDGUARDAS-MG meses antes desta audiência.




O SINDGUARDAS-MG julga proveitosa a participação nesta audiência, e esclarece que não mede esforços para divulgar as mazelas que vem sofrendo os guardas municipais diante dos militares reformados denominados “milicianos”. Fonte:http://www.almg.gov.br/sala_imprensa/fotos/index.html?idAlb=1921&radio-foto=album#photo

GUARDAS COLOCAM SUAS VIDAS EM RISCO.

SINDGUARDAS-MG APURA DENUNCIA DE GUARDAS EM RISCO.

O SINDGUARDAS-MG compareceu na noite de 21/10/11 as 22:00 Horas no Centro Cultural Zilah Spósito, apurando denuncias de que os guardas municipais deste próprio estavam trabalhando sem as mínimas condições de segurança. As informações prestadas pelo denunciante, de que houvera uma desapropriação realizada pela PM em terreno próximo ao Zilah Sposito durante o dia. Segundo o denunciante após a desapropriação todos os PMs foram embora deixando somente os guardas municipais com suas Tasers e tonfas para assegurar que os expulso não invadiriam novamente o terreno. Para muitos poderia ser corriqueiro este fato, mais para o SINDGUARDAS-MG isto e uma afronta aos guardas municipais que são obrigados prestar um serviço sem as mínimas condições de segurança, por que haveria de armar uma guarda que trabalha muito bem sem armas?
Vamos esperar uma pessoa que perdeu seu teto reações normais,sem truculência?



Este fato é um atentado contra a integridade física dos guardas de plantão no 6214 Zilah Spósito, o coordenado da CECOGE orientado pelo GEOP, deslocou a Ronda Norte e Ronda Pampulha, para reforçar a guarnição do 6214, sem desmerecer o serviço dos irmãos da Ronda, mais que apoio haverá contra moradores exaltados expulsos e até armados? Poderia ser lotadas todas VRTs da guarda no próprio e mesmo assim não haveria condições de resposta para uma investida contra estes heróis que permanecem no local,sem equipamentos necessarios para conter qualquer investida. Para o SINDGUARDAS-MG classificamos como uma tentativa de homicídio tal fato, para ilustrar vamos disponibilizar imagens de PMs na ação de reintegração de terrenos, podemos ver profissionais com equipamentos de proteção individual, armamento especifico para imobilizar os ocupantes retirados do terreno e portando sempre como opção o armamento letal. Quando deparamos com os guardas no 6214 somente presenciamos equipamentos não letais tonfa e algumas Taser, será que a agressividade dos desapropriados se encerrou? Qual seria a resposta imediata diante de uma investida destes desapropriados contra a guarnição? Ate quando vamos depender de outros órgãos para resguardar a integridade física dos guardas?













Lamentável a postura do coordenador e Inspetor que compactuam com esta situação.



O SINDGUARDAS-MG esteve no local e registrou os nomes de todos os servidores no episódio e vamos confeccionar relatórios para órgãos competentes responsabilizando os superiores, se algum fato trágico acontecer com estes servidores, não vamos esperar o pior, depois de morto não adianta relatar o fato. Aos vivos restam a esperança,e que todos procedam desta forma, toda vez que houver um fato que coloque a vida dos guardas em perigo procurem acionar o SINDGUARDAS-MG, assim evitando um mal maior, e se este mal ocorrer vamos responsabilizar os superiores.



Que DEUS continue abençoando os guardas.



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DISQUE GUARDA MUNICIPAL

CÂMARA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE CRIA NUMERO EXCLUSIVO PARA ACIONAMENTO DE GUARDA MUNICIPAL.


A exemplo de serviços de emergência como os da Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Samu, a Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH) também poderá oferecer um serviço de atendimento à população por telefone. A criação do Disque Guarda é a proposta do Projeto de Lei 834/09, pronto para ser votado em 2º turno na Câmara de BH. A presença efetiva de, no mínimo, um guarda em grandes praças da cidade também poderá ser obrigatória, conforme prevê o PL 1444/11.

O autor da proposta de criação do Disque Guarda, vereador João Oscar (PRP), questiona a inexistência de um número específico de telefone para contato direto da comunidade com a GMBH. “Se existe, não é divulgado. Se um cidadão presenciar um ato de violência ou vandalismo contra um bem publico, ele não tem como acionar a Guarda Municipal, porque a instituição não tem um numero próprio”, argumenta o parlamentar.


Nestes casos, segundo João Oscar, é comum a Policia Militar ser acionada em lugar da Guarda Municipal, que tem a função de proteger o patrimônio público. O parlamentar cita o Estatuto da Guarda Municipal em que estão estipuladas competências como “garantir a segurança aos órgãos, serviços e patrimônio do Poder Público Municipal, e a orientação e proteção dos agentes e usuários dos serviços públicos”.

Para o vereador, a criação do Disque Guarda vai agilizar o atendimento à população e liberar a Polícia Militar de casos específicos que não requeiram a presença de policiais.


Pelo projeto, o número do Disque Guarda, exclusivo para a instituição e com três dígitos, deverá ser divulgado pela Prefeitura e também em adesivos afixados nos veículos utilizados pela GMBH
Um guarda por praça


Já o Projeto de Lei 1444/11, assinado pelo vereador Adriano Ventura (PT) e pelo ex-vereador Paulo Lamac (PT), prevê a disponibilidade de, pelo menos, um guarda municipal em praças públicas com tamanho igual ou superior a 5.000 metros quadrados.


"São praças que têm dimensões de parques, o que dificulta a vigilância da comunidade sobre atos de vandalismo", expilca Adriano Ventura. Além disso, o parlamentar também questiona a presença constante de guardas apenas em praças de maior visibilidade e a ausência dos agentes em áreas mais afastadas da região central.


“O trabalho da Guarda Municipal em todos os espaços públicos, principalmente os de grande dimensão, colabora para a diminuição da violência e para a conservação dos equipamentos públicos”, afirma o vereador.


O projeto aguarda votação do plenário em 1º turno.
http://www.cmbh.mg.gov.br/noticias/2011-10/vereador-propoe-criacao-do-disque-guarda-municipal