sexta-feira, 20 de maio de 2011

Chegou a Hora! 3ª Marcha Azul Marinho!

Caros Irmãos de farda,

Venho atraves deste confirmar nossa participação da III Marcha à Brasilia e informar que o onibus saíra do Terminal Jk próximo a praça Raul Soares as 18hs do dia 23/05.

Obs: Quem conseguiu a moção, leva-la ou mesmo cópia. já que alguns relataram que a própria Camara Municipal já enviado para Brasília, deverão embarcar a paisana no ônibus porém levando a farda, pois teremos um lugar de apoio para tomarmos banho, trocarmos de roupa e lancharmos tudo por conta da Nova Central Sindical.

Levar faixa : "CIDADE TAL" APÓIA A PEC - 534

EX: BELO HORIZONTE APOIA A PEC -534, PIRAPORA APOIA A PEC-534, CONTAGEM APOIA A PEC-534, MARIANA APOIA A PEC-534 E ETC.

Lembramos que somente aqueles que contactaram o Anderson Acassio, Presidente do SINDGUARDAS-MG ou secretario geral, e que irá embarcar, pois o onibus esta com a sua lotação maxima.

Anderson Acassio
Presidente SINDGUARDAS-MG

Guarda Municipal de Uberaba saiu na frente!

A Guarda Municipal de Uberaba, no Triângulo Mineiro, será a primeira do estado a adotar uma arma não letal. Trata-se do Taser, equipamento que funciona por impulso elétrico e imobiliza a vítima.

No total, serão comercializadas 100 unidades da arma, por R$ 356 mil. A prefeitura de Uberaba vai arcar com 20% e o restante será pago pelo Ministério da Justiça, que vai adotar a cidade como um plano piloto. Nos próximos dias 30, 31 e 1º, os 103 guardas municipais serão treinados.

O comandante da guarda municipal de Uberaba, Marco Túlio Gianvecchio, explicou que a Taser emite ondas que interrompem a comunicação do cérebro com o corpo, paralisando o alvo. Por isso, ele a considera fundamental para dispersar multidões.


É isto ai, em cidade onde a Guarda é vista como uma força que foi criada para contribuir com a redução na criminalidade, para o atendimento do municipe no momento em que ele mais precisa é assim, o Guarda valorizado, pois equipamentos para optimização dos trabalhos também é valorização. é isto ai Uberaba, que os outros municipios sigam seu exemplo e parem de "brincar" de Guarda Municipal!

Nélio Angelo Martins-GMC

Secretário geral

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Os guardas municipais de Belo Horizonte tiveram suas reivindicações atendidas.

A publicação da lei ocorreu depois que os vereadores rejeitaram em plenário o veto total do Executivo ao Projeto de Lei 1.013/2010, de autoria de Elaine Matozinhos (PTB). A principal mudança do Estatuto, defendida pela categoria, é em relação à direção do órgão. Originariamente civil, a Guarda Municipal vinha sendo comandada por militares. Agora, a função de chefe só poderá ser exercida por servidor titular do cargo público efetivo de guarda municipal. Além disso, questões como honras e sinais de respeito serão determinadas pelo prefeito.
Segundo Matozinhos, as mudanças corrigem “inconstitucionalidades” da legislação, como a limitação de 5% das vagas do efetivo às mulheres e a proibição de filiação partidária e sindicalização – dispositivos que foram suprimidos. “Esse projeto foi construído a muitas mãos e sua aprovação mostra que os 41 vereadores da capital e a sociedade não aceitam essas verdadeiras aberrações”, declarou.
As alterações do Estatuto ainda garantem igualdade de direitos aos guardas municipais em relação os servidores municipais em geral. A lei normatiza temas como férias, gratificações adicionais e contagem de tempo de serviço. Confira, na íntegra, o texto da Lei 10.178.

Fonte:http://www.cmbh.mg.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=39672&Itemid=294&filter

Guardas estão entre os profissionais mais estressados do País

Dados da Isma-BR (Associação Internacional de Cuidados com o Estresse) apontam quais são as profissões mais estressantes do Brasil. O ranking dos campeões em sofrer pressão são, respectivamente, profissionais que atuam em segurança pública e privada (policiais, vigias e guardas); controladores de voo; motoristas de ônibus urbano; executivos bancários; operadores bancários; jornalistas; e trabalhadores fora da área em que se formaram. Além da grande demanda de trabalho e da falta de tempo constante, os brasileiros sofrem com as crescentes fusões de empresas, o que gera o medo de perder o emprego com o enxugamento do quadro de funcionários, diz Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR. Uma das doenças mais comuns entre os estressados é a depressão, ou o sentimento de tristeza frequente e desânimo. Entre os sintomas físicos do estresse estão as dores musculares, azia, hipertensão. Os sinais emocionais que avisam que o profissional precisa desacelerar e se cuidar são o aumento da ansiedade, a angústia, a falta de concentração, a raiva e a falta de memória. Ana Maria, também psicóloga, afirma que nem sempre o funcionário sente que pode falar abertamente sobre o problema com a empresa. “É preciso avaliar o nível de transparência do local antes de pedir licença-médica. Alguns empregadores são tão difíceis que podem causar prejuízos ao funcionário”, disse. O mais indicado, apontam os especialistas, é conversar direto com o setor de RH (Recursos Humanos). Ali, deve existir uma pessoa preparada para lidar com a situação e orientar o funcionário. Eles orientam a falar com o chefe sobre o problema apenas nos casos em que se tem certeza da abertura e confiança. A advogada Maria Lúcia Benhame avisa que em hipótese alguma o chefe pode falar sobre o assunto com os outros empregados. A situação é delicada e deve ser tratada com discrição. Os outros funcionários devem ser avisados apenas se o afastamento do funcionário doente causar grandes mudanças para a equipe onde ele atua.

Como não há um exame especifico capaz de "comprovar" a depressão e outras doenças psicológicas decorrentes do estresse, a empresa deve indicar um psicólogo ou psiquiatra ao empregado. É ele quem vai receitar o tratamento mais adequado. Com os papéis do médico nas mãos, a empresa fará o pedido de auxílio-doença ao INSS.

Extraído: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/policiais-vivem-profissao-mais-estressante-20170422.html?question=0

Deputado do RJ recebe comissão de Guardas Municipais

No dia 5 de maio, o Deputado Estadual do Rio de Janeiro, Wagner Montes, recebeu, em seu gabinete, os representantes das Guardas dos Municípios de Cardoso Moreira, Campos dos Goitacazes, São Fidélis, Caxias, São João de Meriti, Mesquita e Rio de Janeiro, além dos diretores do IPECS, Neto e Batista.

Durante a audiência, foi solicitado o apoio do parlamentar para a realização na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), o evento do Movimento pela Regulamentação das Guardas Municipais, nos moldes do que foi realizado na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP).

Também foram levados ao parlamentar temas como a portaria do Ministério da Justiça, que cria o grupo de trabalho responsável pela regulamentação das Guardas Municipais, e o retrocesso que poderá ocorrer com o que já foi conquistado, como por exemplo, a proibição de guardas municipais de corporações com menos de cinqüenta componentes trabalharem armados.

Outro tema que também foi apresentado ao Deputado foi a Lei de número 3.809 de 2 de abril de 2002, que dispõe sobre a criação do Conselho de Guardas Municipais do Estado do Rio de Janeiro e que não foi regulamentada.

Após ouvir a Comissão, o Deputado Wagner Montes manifestou total apoio ao Movimento Nacional Pela Regulamentação das Guardas Municipais e se comprometeu em encaminhar à Comissão de Segurança Pública o projeto do MNPRGM para realização do evento na ALERJ e buscar, junto ao Governo do Estado, a regulamentação da Lei 3.809.

Mais uma vez, o Deputado Wagner Montes confirma seu comprometimento e sua preocupação com a segurança do povo e se firma como verdadeiro defensor dos profissionais de segurança pública, sejam Federais, Estaduais ou Municipais. Esses que são profissionais e não medem esforços em busca da paz, mesmo que desarmados, como no caso dos Guardas Municipais, que recebem baixos salários e, muitas vezes, sem condições de trabalho.

Extraído de: http://gmvaldecir-mangaratiba-rj.blogspot.com/

terça-feira, 17 de maio de 2011

MARCHA AZUL MARINHO A BRASILIA

CONVITE


Carapicuíba/SP, 17 maio de 2011.

À todos Guardas Municipais do Brasil e toda sociedade que clama por segurança.

Ref.: Convite Marcha Azul Marinho e III Seminário Nacional de Guardas Municipais e Segurança Pública dia 24/05/2011


Considerando as Guardas Municipais, instituições da administração pública municipal, criadas para desenvolver trabalho nas áreas de sua competência, conforme é citado no art. 144 da CF, parágrafo 8º; “Os municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei”.

Considerando que as Guardas municipais já constam em mais de 1000 cidades em todo o país e na sua grande maioria prestam serviços a população diretamente na segurança pública.

Considerando que a violência e a criminalidade vêm crescendo de maneira assustadora no seio da sociedade brasileira e o poder público não apresenta inovação nesta área.

Considerando a falta de informações aos parlamentares eleitos e reeleitos desta casa de leis em relação às atualidades das Guardas Municipais como instrumento de defesa da sociedade.

Considerando o grande número de projetos que se encontram no Congresso para tratar deste assunto, entre eles o PEC 534/02, já aprovado na CCJ desta casa de leis, aguardando ser pautado na Câmara dos deputados, ser votado e aprovado, além da portaria 39 da Senasp em favor da regulamentação das Guardas Municipais.

Considerando os mais de 120000 profissionais Guardas Municipais em todo pais, pais de famílias, representados por mais de 51 entidades classistas, entre sindicatos e associações lutando para ter o direito de defender o povo, ou seja, trabalhar com dignidade!

Diante dos fatos, convidamos Vossa Excelência para participar destes eventos e apoiar nossos trabalhos, segue abaixo programações:


Mauricio Domingues da Silva (NAVAL)
Presidente da ONG SOS SEGURANÇA DA VIDA


ATENÇÃO: GUARDAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE, VC QUE DESEJA IR NA MARCHA O SINDICATO DISPONIBILIZARÁ ONIBUS PARA IDA E VOLTA DE BRASILIA-DF, MANDE IMEDIATAMENTE O NOME COMPLETO E IDENTIDADE PARA O EMAIL DO PRESIDENTE OU SECRETARIO, DADOS ESTES NECESSARIOS PARA REPASSAR PARA EMPRESA DE ONIBUS.

Nélio Angelo Martins-GMC

Secretario geral

domingo, 15 de maio de 2011

FELIZ DIA DAS MÃES!

Prezadas e nobres mamães azuis marinho,

Por motivos técnicos não podemos postar nossa homenagem, mas como nunca é tarde para homenagear aquela que é o principio de tudo segue:

Mãe

Sinônimo de doação, de fé, de carinho,
de afeto, de amor, sem tempo, nem momento.

Parabéns a todas as Mamães da enorme
familia azul marinho pela passagem deste dia especial.

Parabéns Mãe!


Nélio Angelo Martins-GMC
Secretario Geral
SINDGUARDAS-MG